jose_paulo
MERCEDES-BENZ CLA 200, O "MINI CLS"
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, 20-03-2014 at 12:39 (5558 Vistos)
MERCEDES-BENZ CLA 200, O "MINI CLS"
Postado por Bob Sharp
Fotos: autor
A Daimler AG, ex-Daimler-Benz e ex-DaimlerChrysler, lançou em 2004 o estilo cupê de quatro portas, o CLS, e fez escola, vindo na esteira o Passat CC (hoje Volkswagen CC), Porsche Panamera, Aston Martin Rapide e, só em 2012, o BMW 6 Gran Coupé. Agora fez o mesmo em casa, com o CLA, lançado no Salão de Genebra do ano passado.
O CLA é o novo Classe A de roupa diferente. Este havia surgido em 2012 no mesmo salão suíço, marcando a volta da Mercedes ao segmento do qual havia saído no final de 2010, o dos compactos de motor e tração dianteiros, só que monovolume, e que esteve em produção no Brasil, na fábrica de Juiz de Fora, MG, de 1999 a 2005. Voltou como hatchback.
O Mercedes-Benz CLA, cupê de quatro portas como o CLS, compartilha toda a mecânica com o novo Classe A. Fez sucesso imediato nos mercados europeu e dos Estados Unidos, onde chegou em outubro por US$ 29.900 e vendeu acima das expectativas, servindo para desbancar a BMW como marca premium mais vendida lá em 2013. Agora põe o pé no Brasil na versão CLA 200 1st Edition que, como o novo Classe A, tem motor 4-cilindros transversal 1,6-litro turbo de 156 cv a 5.300 rpm e 25,5 m·kgf de 1.250 a 4.000 rpm, capaz de levar o sedã de 1.430 kg a acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e chegar a 223 km/h. A pressão do turbo é de 0,7 bar. O motor reúne as características estado-da-arte de bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas de acionamento por corrente, quatro válvulas por cilindro e injeção direta.
O CLA custa R$ 150.500 e o plano da filial brasileira é vender 1.400 unidades por ano.Cabe lembrar que o preço sugerido nos EUA é básico e sem frete, enquanto para o Brasil o carro vem com farta dotação de itens opcionais, com será visto adiante. O CLA é produzido na nova fábrica da Daimler em Kecskemét, na Hungria, próximo da capital Budapeste, inaugurada em 2012.
O transeixo abriga um câmbio robotizado 7-marchas de duas embreagens multidisco em banho de óleo, com trocas manuais apenas pelas borboletas, sendo a simples e pequena alavanca seletora localizada na coluna de direção. As especificações para o Brasil incluem rodas de 18 polegadas de diâmetro com pneus 225/40R18W (Brigestone Potenza RE050A) — largos demais, convenhamos, para um carro dessa potência, sendo óbvia a intenção de conferir visual mais esportivo ao sedã-cupê. Inclusive, o baixo perfil resulta em alguma aspereza ao rodar sobre pisos mais irregulares, para o que contribuem os pneus do tipo roda-vazio, motivo para não haver estepe.
Notável no CLA é o coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) 0,23, superando bem o já bom 0,27 do novo Classe A, embora registre-se que o dado é com os pneus de série 205/55R16. De qualquer maneira é um belo número que, combinado com a área frontal de 2,217 m², resulta na área frontal corrigida de 0,51 m², extremamente pequena. O vidros laterais são rentes às carroceria e não têm moldura.
Não foram divulgados números de consumo de combustível, mas na Alemanha, segundo a fábrica, é de 14,1 a 14,5 km/l na cidade e de 21,7 a 23,8 km/l na estrada. Segundo a nova metodologia de medição e cálculo de consumo do Inmetro para o Programa Brasileiro de Etiquetagem, esses números são corrigidos em 22% no consumo de cidade e 29%, no rodoviário. Portanto, considere-se o consumo aproximado de 11 a 11,3 km/l na cidade e 15,4 a 16,9 km/l na estrada. A sétima marcha bem longa, juntamente com o Cx favorável, contribui para o baixo consumo, com sua v/1000 de 51,8 km/h, para 2.300 rpm a 120 km/h.
O quadro de instrumentos não tem a melhor visibilidade durante o dia para quem usa óculos escuros. Em compensação, à noite seu efeito de iluminação reproduz fielmente o esquema "Wolfsburg" de que já falei várias vezes, fica perfeito. A fábrica precisa rever essa questão.
Seu desempenho, se não é brilhante quando se pensa num importado premium, também não desaponta.. Permite uma utilização tranqüila mas também muito rápida por conta dos dotes de suspensão independente nas quatro rodas. Incute confiança. A assistência elétrica de direção é perfeita, mas o volante de 375 mm de diâmetro poderia ser ligeiramente menor, entre 365 e 370 mm seria o ideal. O sistema incorpora o que a fábrica chama de controle de direção, como contraesterçar automaticamente sob comando do controle de estabilidade, corrigir pequenos desvios sob frenagem forte, compensar vento lateral e caimento da via e anular qualquer tendência de esterçamento por torque.
Os auxílios continuam com bloqueio do diferencial pelo freio, auxílio à frenagem, assistente de arrancada em subida, estado de sobreaviso dos freios, secagem dos freios (indexada ao funcionamento do limpador de pára-brisa), o manter carro freado (freio libera ao acelerar) e desliga-liga motor nas paradas.
O câmbio robotizado de duas embreagens, chamado pela casa 7G-DCT (Siebengang-Dual Clutch Transmission) funciona bem, mas as trocas de marchas são mais para o suave, ficando mais ríspidas com o modo Sport em uso. Percebe-se a intenção de reproduzir as trocas das caixas automáticas epicíclicas. Há o avanço lento mas se nota que a embreagem permanece em leve patinagem com carro parado, possível por funcionarem em banho de óleo. À mais leve aliviada de pressão no pedal de freio o carro começa a andar, ao contrário de outros robotizados do tipo, em que há uma leve demora. Também, como as trocas não são tão rápidas, a aceleração interina, em modo Sport somente, é discreta.
O CLA tem o mesmo espaço interno do Classe A e dois passageiros acomodam-se bem no banco traseiro, com bom espaço para pernas. Embora haja largura para três, o próprio desenho do bancos traseiro 2+1 mostra que só dois ocupantes são esperados ali. O porta-malas acomoda 470 litros e as dobradiças tradicionais "pescoço de ganso" não interferem com a bagagem por correrem em guias próprias. Há soluções tipicamente Mercedes, como o limpador de pára-brisa do lado direito contar com uma miniarticulação pantográfica para otimizar a varredura.
Na questão de conforto, faltam o ar-condicionado automático digital duas-zonas e saídas para o banco traseiro, esperados num carro que tem a estrela na grade. Aliás, na Alemanha, quem fizer questão da estrela espetada na grade, pode encomendar o carro com ela. Faz falta também a faixa degradê no pára-brisa — será que já se pensou numa película de 10 centímetros degradê? Seria a solução para a teimosia de vários fabricantes em produzir carros sem esse item.
Faróis bi-xenônio e luzes de uso diurno com LEDs e grupo ótico traseiro com tais lâmpadas compõem a iluminação e sinalização e duas saídas de escapamento nas extremidades, a partir do silenciador traseiro em posição transversal, dão um bom visual à traseira, ajudado pelo extrator. Por falar nisso, o assoalho é bem fechado por baixo do veículo, contribuindo para os dotes de aerodinâmica.
No painel há três saídas de ar-condicionado centrais e duas nas extremidades, enquanto no centro está a tela de 7 polegadas para o GPS e acesso à internet. O sistema multimídia aceita DVD, CD, dispositivos USB e Sd-card. O Bluetooth permite integrar todas as funcionalidades de telefones celulares e execução de músicas por streaming. Há 17 pontos de iluminação interna, inclusive as soleiras de alumínio.
Na questão de segurança, sete bolsas infláveis, carroceria com amplo emprego de aço de alta e ultra-alta resistência e detetor de fadiga por análise do comportamento do motorista, além de 5 estrelas Euro NCAP. No banco traseiro há fixação Isofix para instalação de bancos de criança.
Para concluir, o CLA 1st Edition 200 pode não ser nenhum canhão, mas anda mais que o suficiente para constituir um sedã de linhas e rodar agradáveis, eficiente e sobretudo de prestígio, do que muitos.fazem questão.
BS
FICHA TÉCNICA MERCEDES-BENZ CLA 200
MOTOR Tipo 4 cilindros em linha, transversal, turbo com interresfriador, injeção direta, DOHC, corrente, 16 válvulas, gasolina Cilindrada 1.595 cm³ Diâmetro x curso 83 x 73,7 mm Potência 156 cv a 5.300 rpm Torque 25,5 m·kgf de 1.250 a 4.000 rpm Taxa de compressão 10,3:1 TRANSMISSÃO Câmbio/tração Robotizado, 2-embr, 7 marchas/dianteira Relação das marchas 1ª 3,86:1; 2ª 2,43:1; 3ª 2,90:1; 4ª 1,19:1; 5ª 0,87:1; 6ª 1,16:1; 7ª 0,94:1 Relações de diferencial 4,13:1 e 2,39:1 SISTEMA ELÉTRICO Tensão 12 V Bateria 70 A·h Gerador Alternador 150 A SUSPENSÃO dianteira McPherson com barra estabilizadora traseira Multibraço com barra estabilizadora DIREÇÀO Tipo Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade Diâmetro mínimo de curva 11 m FREIOS Dianteiros A disco ventilado Traseiros A disco Controle ABS, EBD, BAS RODAS E PNEUS Rodas Alumínio 7J x18 Pneus 225/40R18W CARROCERIA Construção Monobloco, aço, sedã 4-portas, 4+1 lugares, subchassi dianteiro AERODINÂMICA Coeficiente aerodinâmico 0,23 Área frontal 2,217 m² Área frontal corrigida 0,51 m² DIMENSÕES Comprimento 4.630 mm Largura sem/com espelhos 1.776 / 2.032 mm (rebatidos, 1.858 mm) Altura 1.432 mm Distância entre eixos 2.699 mm PESOS E CAPACIDADES Peso em ordem de marcha 1.430 kg Tanque de combustível 50 litros Porta-malas 470 litros DESEMPENHO Aceleração 0-100 km/h 8,5 segundos Velocidade máxima 223 km/h CÁLCULOS DE CÂMBIO v/1000 em 7ª 51,8 km/h Rotação a 120 km/h em 7ª 2.300 rpm Rotação à vel. máx. em 6ª 5.300 rpm
MERCEDES-BENZ CLA 200 - PACOTE BRASIL Acabamento do forro do teto na cor preta Acabamento do volante em couro Alarme periférico Assistente de fadiga Aviso de perda de pressão de pneus Bolsa inflável para joelhos Bolsas infláveis laterais Câmbio robotizado 7G-DCT Command online com GPS Controle de cruzeiro Tempomat Eco start/stop Faróis bi-xenônio Freqüência de rádio para a América do Sul Lavador de faróis Luz de freio adaptativa Moldura com acabamento silver wave Pacota bancos de conforto Pacote alarme Pacote Chrome Pacote de iluminação e visibilidade Pára-sóis com iluminaçào para os espelhos Pneus run-flat Rodas de alumínio de 18 pol. Sensor de alarme nos vidros Sensor de chuva Soleiras iluminadas Suspensão Comfort Tapetes em veludo Teto solar panorâmico Volante com borboletas para troca de marcha Volante multifuncional
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE MERCEDES-BENZ CLA 200 Assistente de freio (BAS) Assistente de partida em subida Bancos esportivos Bolas infláveis laterais para motorista e passageiro Bolsas infláveis de cortina Bolsas infláveis frontais Computador de bordo Conectividade para Bluetooth e players de mídia Controle de estabilidade Controle de tração Fixação Isofix Freio de estacionamento elétrico Freios adaptativos Freios com ABS Função manter freado Pré-aviso de freio Secagem de freio
Atualizado em 25/01/14 às 13h25, em 26/01/14 às 13h00 e em 30/01/14 às 13h08..
Fonte:
http://www.autoentusiastas.blogspot....-mini-cls.html