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Classe C AMG: O automóvel mais bem sucedido da história do DTM

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  • Com 84 vitórias em 158 corridas (percentagem de vitórias - 53%), o Classe C AMG da Mercedes-Benz é o automóvel mais bem sucedido da história do DTM;

  • A final do DTM em Hockenheim é a última corrida sob a vigência dos regulamentos técnicos actuais, sendo também a última do Mercedes-Benz Classe C AMG;

  • Com 164 vitórias, dez campeonatos de pilotos, nove campeonatos de fabricantes e treze títulos de equipa, a Mercedes-Benz é a marca com maior êxito no DTM;

  • Além do campeão recordista do DTM, Bernd Schneider (seis títulos DTM/ITC), outros três automobilistas ganharam títulos com a Mercedes-Benz: Klaus Ludwig (dois), Gary Paffett e Paul di Resta (um título cada um).
Quando Hockenheim apresentar a final do DTM 2011 no próximo fim-de-semana, irá também ser palco do final de uma era na série de automóvel de turismo mais famosa do mundo: o Mercedes-Benz Classe C AMG vai retirar-se após 158 corridas no DTM e no ITC. Com um total de 84 vitórias (percentagem de vitórias: 53%), o Classe C é o veículo mais bem sucedido nos 27 anos de história do DTM, contando com vitórias em quase metade dos 164 triunfos da Mercedes-Benz num total de 341 corridas, desde 1988 (percentagem de vitórias: 48%). Além destas, foram alcançadas 30 vitórias com o Mercedes CLK AMG (entre 2000 e 2003) e 50 com o Mercedes 190E AMG (entre 1988 e 1993).
Três gerações do Classe C protagonizaram as competições entre 1994 e 1996 (DTM/ITC) e entre 2004 e 2011 (no novo DTM). A Mercedes-Benz estreou o Classe C no DTM na temporada de 1994; alcançou a primeira vitória no fim-de-semana da segunda corrida e, no final da temporada, conquistou o título de piloto para Klaus Ludwig e, também, o de fabricante. “O Classe C surgiu na altura certa”, recorda Ludwig. “Evoluímos de forma quase instantânea. Foi a chave para o sucesso no campeonato e rapidamente causou sensação entre os fãs. Tal como agora, os veículos de turismo, como o Classe C, eram os favoritos das multidões na Alemanha”.

No segundo ano, o título foi também conquistado pelo piloto do Classe C, quando o actual campeão recordista do DTM, Bernd Schneider, realizou o primeiro dos seus seis campeonatos no DTM/ITC pela Mercedes-Benz. Schneider é o único piloto a ter alcançado o título na era do DTM/ITC (até 1996) e na nova série, em vigor desde 2000.

“O Classe C AMG foi um dos melhores automóvel de corrida da minha carreira”, afirma Schneider. “Era um corredor de sangue puro, fantástico de conduzir e com um ruído magnífico, que tanto os pilotos como os fãs apreciam”. Com seis vitórias no DTM/ITC nos anos de 1995, 2000, 2001, 2003 e 2006, Schneider é o piloto mais bem sucedido na história do DTM. É também detentor do recorde para maior número de vitórias (43), maior número de lugares no pódio (25) e de voltas mais rápidas (59).

Entre 1994 e 1996, o Classe C triunfou por 34 vezes em 74 eventos DTM e ITC. Quando reapareceu, em 2004, substituiu o CLK AMG, que prestou um serviço valioso para a Mercedes-Benz nas temporadas entre 2000 e 2003. Desde então, o Classe C venceu 50 de 84 corridas (percentagem de vitórias: 60%) – mais do que qualquer outro automóvel desde a renovação do DTM, no ano 2000.

“O Classe C é um automóvel magnífico”, admite Gary Paffett. “Guiei um pela primeira vez quando lancei a minha carreira no DTM em 2004, acabando por vencer o campeonato em 2005”. O britânico, que esta temporada está ao volante de um Classe C AMG THOMAS SABO , é o piloto com maior êxito entre todos os que competem actualmente no DTM, com 17 vitórias. “Fui também muito bem sucedido com todos os modelos desde finais de 2007, e não conquistei o título apenas por margens ínfimas”.

Scotsman Paul Di Resta venceu o campeonato de pilotos do DTM em 2010 ao volante de um Classe C AMG. Este ano, compete na Fórmula 1 pela Force India-Mercedes. “O meu primeiro automóvel no DTM foi um Classe C, na McLaren BRDC Autosport Young Driver Award de 2004”, conta di Resta, “e ainda hoje recordo essa experiência: um automóvel que parecia de um só lugar, mas com enorme potência, divertido de conduzir... e com um tejadilho! Corri com este automóvel no DTM durante quatro temporadas e consegui um lugar no grupo dos pilotos que se tornaram campeões com ele – um feito do qual me orgulho imenso. Trabalhar com o Classe C ensinou-me bastante acerca de preparação e do trabalho com a equipa técnica, de forma a tirar o máximo partido do automóvel – a corrida é de tal forma renhida que é necessário utilizar cada partícula de desempenho”.

A Mercedes-Benz pode olhar com orgulho para a sua tradição longa e de sucesso no DTM. Desde a primeira vez que a empresa colocou uma equipa em acção, em 1988, nenhum outro fabricante venceu tantas corridas. A marca da estrela alcançou o título de piloto por dez vezes, o campeonato de fabricantes nove vezes e o título de equipa em 13 ocasiões – mais do que qualquer outro fabricante no DTM. No ano 2000, a Mercedes-Benz também pôs em prática alterações aquando da implementação do novo DTM. A introdução de novos regulamentos técnicos na temporada de 2012 marca o início de um novo capítulo na série de automóvel de turismo mais famosa do mundo. A corrida de encerramento da temporada deste ano será também a última disputada pelo Classe C AMG, o automóvel mais bem sucedido de todos os tempos no DTM. Na temporada de 2012, a Mercedes-Benz dará resposta às alterações com o lançamento do Classe C Coupé AMG neste campeonato.

Norbert Haug, Vice-Presidente da Mercedes-Benz Motorsport: “O nosso Classe C escreveu uma história de sucesso sem equivalência na história do DTM. Vencer 84 corridas em 158 participações é um feito espectacular e, por isso, gostaria de agradecer a todas as nossas equipas e pilotos. Entre eles, e sobretudo, ao nosso parceiro HWA AG e ao Director Técnico e Executivo, Gerhard Ungar, bem como à sua equipa – com estes êxitos, escreveram todo um capítulo na história dos desportos motorizados. O Classe C permanecerá o veículo mais bem sucedido do “antigo” DTM até 1996, bem como da “nova” era, de 2000 a 2011. Obrigada a todos pelo empenho e feitos extraordinários; estes foram singulares, e é por isso que temos todo o prazer em comemorar esta história de sucesso em Hockenheim, na altura em que o Classe C irá correr pela última vez”.


Estatísticas: Mercedes-Benz Classe C AMG no DTM

Global (DTM/ITC) ‘Novo DTM’
Corridas 158 84
Vitórias 84 (% de sucesso: 53%) 50 (% de sucesso: 60%)
Lugares no pódio 59 (% de sucesso: 37%) 39 (% de sucesso: 47%)
Voltas mais rápidas 87 (% de sucesso: 55%) 51 (% de sucesso: 62%)
Títulos de piloto 5 (+ 1 ITC) 3
Títulos de equipa 6 (+ 1 ITC) 5
Títulos de fabricante 4 1


Estatísticas: Bernd Schneider no DTM

‘Novo DTM’ (2000 - 2008) Global (DTM/ITC)
Corridas 99 227
Vitórias 19 43
Lugares no pódio 14 25
Voltas mais rápidas 28 59
Títulos de piloto 4 5 (+ 1 ITC)


Estatísticas: Todos os campeões da Mercedes-Benz no DTM

1992 Klaus Ludwig
1994 Klaus Ludwig
1995 Bernd Schneider
1995 Bernd Schneider (ITC)
2000 Bernd Schneider
2001 Bernd Schneider
2003 Bernd Schneider
2005 Gary Paffett
2006 Bernd Schneider
2010 Paul Di Resta


Estatísticas: Mercedes-Benz no DTM

2000 - 2011 (‘Novo DTM’) 1988 - 2011
Títulos de piloto 6 10
Títulos de equipa 9 13
Títulos de fabricante 5 9
Corridas 130 341
Inícios de corrida 1166 3277



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Fonte:
Direcção de Marketing e Comunicação de Automóveis da Mercedes-Benz Portugal