C32AMG
Novo Mercedes-Benz SL 63 AMG
by
, 01-03-2012 at 13:18 (2201 Vistos)
O novo Mercedes-Benz SL 63 AMG:
Performance melhorada, peso reduzido e menores consumos
O novo Classe SL impressiona em diversos aspetos: construção ligeira, um aumento de potência e da dinâmica de condução, bem como menos 30% de consumo de combustível e emissões de CO2. Graças à carroçaria completamente em alumínio, semelhante à do super-desportivo SLS AMG, o peso do veículo foi reduzido em cerca de 125 kg. Com uma tara de 1845 kg e uma potência de 395 kW (537 cv) ou 415 kW (564 cv), o novo modelo apresenta a receita perfeita para uma dinâmica sem comparação e uma experiência de condução superior. Suspensão desportiva AMG melhorada baseada no sistema Active Body Control (ABC), nova direção desportiva paramétrica AMG, sistema de travagem AMG de alto desempenho e transmissão desportiva de 7 velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT. Uma mistura tentadora de design elegante, um vasto equipamento de série e elevado nível de segurança.
Performance superior e alta eficiência: o SL 63 AMG está disponível, pela primeira vez, com dois níveis de potência. O motor AMG V8 de 5,5 litros biturbo debita 395 kW (537 cv) e resulta num binário máximo de 800 Nm. Caso opte pelo AMG Performance package, os valores sobem para 415 kW (564 cv) e 900 Nm – mais potência do que qualquer outro do segmento. Estes dados representam uma elevada performance, visível na aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,3 ou 4,2 segundos, e aos 200 km/h em 12,9 ou 12,6 segundos, respetivamente. A velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente), embora atinja os 300 km/h (igualmente limitada eletronicamente) quando equipado com o AMG Performance package. Os níveis de consumo combinado NEDC são de 9,9 litros aos 100 quilómetros para ambos os níveis de potência – um consumo cerca de 4,2 litros ou 30% inferior ao do modelo anterior.
O motor de oito cilindros apresenta uma combinação de componentes inovadores de alta tecnologia para uma maior potência, resultando num baixo e exemplar consumo de combustível. Adicionalmente à injeção direta de gasolina, o motor apresenta um cárter completamente em alumínio, duplo turbocompressor, quatro válvulas por cilindro com ajuste da árvore de cames, refrigeração de ar/água, gestão do alternador e função ECO start/stop. O sistema de escape AMG otimizado em termos de peso, com dois tubos de escape cromados, liberta o som inconfundível do motor.
Resumo dos dados:
SL 63 AMG Cilindrada 5461 cc Curso x diâmetro 98,0 x 90,5 mm Taxa de compressão 10,0 : 1 Potência 395 kW (537 cv) às 5500 rpm
415 kW (564 cv) às 5500 rpm*Binário máx. 800 Nm às 2000-4500 rpm
900 Nm às 2250-3750 rpm*Peso do motor 204 kg Peso do veículo de acordo com UE 1845 kg Consumo de combustível NEDC combinado 9,9 l/100 km Emissões de CO2 231 g/km Classe de eficiência energética F Aceleração 0-100 km/h 4,3 s
4,2 s*Velocidade máxima 250 km/h**
*Com AMG Performance package **Limitado eletronicamente
Construção leve com carroçaria em alumínio e fibra de carbono
A construção é um dos principais fatores que contribuem para os baixos valores de consumo de combustível. O SL 63 AMG foi desenvolvido numa carroçaria completamente em alumínio, de baixo peso, semelhante à do super-desportivo SLS AMG. Em comparação com o modelo de produção, este design resulta não só numa redução significativa de peso, com menos 110 kg, mas também num aumento de rigidez, segurança e conforto. A construção leve apresenta componentes otimizados de acordo com o seu objetivo.
A mala ajuda igualmente na redução de peso do veículo. Pela primeira vez num modelo produzido em série, o suporte interior é fabricado com composto de fibra de carbono de peso reduzido. Este componente extremamente rígido é ligado ao revestimento exterior de plástico, o que resulta numa redução de peso em cerca de cinco quilos em comparação com a mala convencional – uma solução inovadora a implementar inicialmente no SL 63 AMG. Este conjunto de medidas inovadoras significam que, com uma tara de 1845 kg de acordo com a UE, o novo SL 63 AMG é cerca de 125 kg mais leve do que o seu antecessor.
Suspensão desportiva AMG baseada no sistema Active Body Control
A utilização de materiais leves para redução de peso não se limita à carroçaria do SL 63 AMG – o eixo da roda e as molas da suspensão do eixo dianteiro de 4 braços, bem como praticamente todos os componentes da suspensão traseira independente multilink, são de alumínio. A redução das massas não suspensas aumentam a agilidade e a capacidade de resposta dos componentes da suspensão e amortecedores.
A Mercedes-AMG mantém-se fiel ao sistema ativo de suspensão e amortecedores ABC: o novo SL 63 AMG vem equipado de série com uma versão melhorada da suspensão desportiva AMG baseada em Active Body Control. Durante as fases de design, de desenvolvimento e de testes, foi dada extrema importância à dinâmica de condução e performance. Através do botão de seleção, pode optar por características desportivas excecionais ("Sport"), ou por definições que aumentem o conforto em viagens longas ("Comfort").
De forma a permitir uma maior agilidade e maior velocidade em curva, o SL 63 AMG possui um camber negativo, bem como uma elastocinemática totalmente revista.
Equipado com a nova direção desportiva eletromecânica AMG, sensível à velocidade, o modelo icónico da AMG impressiona com as curvas rápidas e ágeis e uma resposta excecional quando atinge os limites críticos. A direção apresenta um rácio constante e mais direto, bem como uma assistência hidráulica variável de acordo com as definições da suspensão. O equipamento de série inclui ainda o sistema ESP® de 3 fases, exclusivo da AMG com o modo "SPORT Handling" para condutores particularmente ambiciosos. As opções disponíveis com o AMG Performance Studio incluem o bloqueio do diferencial AMG no eixo traseiro, bem como a suspensão performance AMG.
Individualidade: caixa automática desportiva de 7 velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT
A transmissão pode igualmente ser adaptada aos seus requisitos, já que a transmissão desportiva de 7 velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT dispõe de 4 programas de condução: "C" (Controlled Efficiency), "S" (Sport), "S+" (Sport plus) e "M" (Manual). No modo "C", a função ECO start/stop é ativada, desligando o motor de oito cilindros quando o veículo é imobilizado. Além disso, a transmissão é suave, com passagens de caixa simples e sem demoras. Neste modo é utilizada como mudança inicial, geralmente, a segunda.
O motor e a transmissão são extremamente mais ágeis nos modos "S", "S+" e "M"; sendo nestes casos a função ECO stop/start desativada. A supressão parcial dos cilindros é ideal para um estilo de condução mais empenhado: a interrupção breve e precisa da ignição e da injeção em plena carga resulta em passagens de caixa ainda mais rápidas do que anteriormente. Um efeito secundário agradável é o impressionante ruído. A função automática de dupla-embraiagem para redução de mudanças e a função RACE START estão incluídas, quando em conjunto com a caixa automática desportiva de 7 velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT.
Sistema de travagem AMG de alto desempenho
A performance de topo é também uma prioridade quando chega a hora de travar: o recém-desenvolvido sistema de travagem AMG de alta performance é composto por discos de 390 x 36 mm com seis pistons à frente e discos integrais de 360 x 26 mm com um único pistão na traseira. No equipamento de série está também incluído um travão elétrico de estacionamento. Já o equipamento opcional disponível com o AMG Performance Studio inclui pinças em vermelho para realçar o AMG Performance package e o sistema de travagem composto por discos de cerâmica AMG de alta performance, otimizados em termos de peso, anteriormente vistos no SLS AMG.
O SL 63 AMG vem equipado de fábrica com jantes em liga leve AMG de cinco raios, em cinzento Titânio com acabamento de alto brilho e pneus 255/35 R 19 à frente e 285/30 R 19 atrás. As jantes forjadas AMG multi-raios, incluídas no AMG Performance Studio, acompanham pneus 255/35 R 19 à frente e 285/30 R 20 na traseira – também disponíveis em preto mate, com acabamento em alto brilho no rebordo – auxiliando assim a redução de massas não suspensas.
Design: elegante, superior, dinâmico
SLS AMG Roadster, SLK 55 AMG e SL 63 AMG – a mais recente aquisição para a família dos Roadster da AMG, o simbólico modelo V8 apresenta os elementos característicos de um automóvel superior de alta performance vindo de Affalterbach: a estética dinâmica e distinta AMG inclui a saia dianteira com amplas entradas de ar, faróis diurnos LED AMG e reforço transversal inferior cromado. Entre as características particularmente atraentes encontram-se a nova grelha do radiador AMG com duas lamelas cromadas, os painéis laterais e os logótipos "V8 BITURBO" nas grelhas de ventilação cromadas. Na traseira, o spoiler AMG, o duplo tubo de escape cromado do sistema exaustor desportivo AMG e a saia traseira com difusor e aplicações na cor da carroçaria completam este visual.
Teto Vario: MAGIC SKY CONTROL opcional
A 6ª geração do SL conserva o teto Vario – economizador em termos de espaço e com retração eletrohidráulica -, permitindo ao SL transformar-se num Roadster ou num Coupé, de acordo com a sua preferência ou com as condições climatéricas, em menos de 20 segundos. Tal como no modelo de produção, pode optar entre três versões de teto no novo SL: teto pintado na cor da carroçaria, de vidro ou o teto Vario com MAGIC SKY CONTROL. Neste último a transparência pode ser regulada (mais clara ou mais escura) através de um botão.
Interior: um prazer para todos os sentidos
O interior do SL 63 AMG também é inspirado no SLS AMG, tornando-se um convite a todos os sentidos: as quatro saídas de ar, que lembram motores a jato, a alavanca E-SELECT e a AMG DRIVE UNIT são todas recordações do super-desportivo. O equipamento de série inclui os bancos desportivos AMG num único tom ou em pele de dois tons, logótipo AMG nos encostos dos bancos; função multicontorno e aquecimento dos bancos, bem como pormenores AMG em fibra de carbono, iluminação das embaladeiras, também AMG, iluminação ambiente e um relógio analógico desenhado pela IWC. Um dos detalhes que mais se destaca no volante AMG performance é o logótipo da AMG na parte inferior em metal. O painel de instrumentos desportivo AMG fornece diversas informações e inclui um monitor a cores TFT, display AMG start-up, menu principal AMG e RACETIMER. A elevada qualidade dos materiais e o acabamento notável são uma prova da atenção dada aos detalhes pelos peritos da Mercedes-Benz e da AMG.
Equipamento de série do SL 63 AMG:
Como sempre, o SL 63 AMG apresenta uma vasta seleção de equipamento opcional:
- ATTENTION ASSIST;
- Assistente de Estacionamento Ativo (inclui PARKTRONIC);
- COMAND Online com capacidade para 6 discos;
- Sistema de alarme anti-roubo;
- Frontbass;
- Controlo remoto para abertura e fecho da mala;
- Intelligent Light System (Sistema de Luzes Inteligente) ILS;
- MAGIC VISION CONTROL sistema de limpeza adaptativa do pára-brisas;
- Apoios de cabeça NECK-PRO;
- Sistema PRE-SAFE®;
- Arcos de proteção (roll bars) automáticos para condutor e passageiro dianteiro;
- Defletor de vento.
- Aquecimento ao nível do pescoço AIRSCARF;
- Sistema de som surround Bang & Olufsen BeoSound AMG;
- Pack de Assistência à Condução Plus (DISTRONIC PLUS inclui BAS PLUS, travões PREāSAFE®, Assistente Ativo de Faixa de Rodagem e Assistente Ativo de Ângulo Morto);
- Sistema de som surround harman/kardon® Logic 7®;
- Pack KEYLESS-GO (inclui chave eletrónica para trancar a mala e Sistema HANDS-FREE ACCESS);
- Pele Exclusive;
- Bancos climatizados;
- Defletor elétrico.
Poderá ainda optar por uma configuração ainda mais personalizada com o equipamento opcional do AMG Performance Studio:
A gama designo para o SL 63 AMG, disponível de fábrica, oferece diversas opções de personalização à sua medida, atendendo a praticamente qualquer pedido. Além da possibilidade de selecionar entre as tonalidades mate designo magno cashmere white e designo magno alanite grey ou tonalidades metalizadas como designo mocha black e designo graphite, os clientes podem ainda escolher um acabamento expressivo em designo vermelho Zircão. Colocamos ainda à sua disposição uma grande diversidade de pele designo ou detalhes em pele designo Exclusive, disponíveis em oito cores atraentes – de forma a combinar com os acabamentos de pintura. Para uma combinação realmente perfeita, conte com as opções designo disponíveis para elementos decorativos, tejadilho e cintos de segurança.
- AMG Performance package (aumento da potência máxima em 20 kW (27 cv) e binário em 100 Nm; capa de motor AMG em fibra de carbono genuína, bloqueador do diferencial no eixo traseiro da AMG, spoiler AMG em fibra de carbono genuína, pistons com pintura vermelha, volante AMG performance em DINAMICA);
- Jantes forjadas AMG em liga leve;
- Jantes forjadas AMG em liga leve, pintura em preto mate, rebordo com acabamento de alto brilho;
- Suspensão AMG performance;
- Sistema de travagem composto por discos de cerâmica AMG de alta performance;
- AMG Exterior Carbon package (reforço inferior da saia dianteira, espelhos laterais e spoiler em fibra de carbono genuína);
- AMG Performance Media com função de telemetria (disponível a partir de setembro de 2012);
- Volante AMG performance em pele/DINAMICA.
"Edition 1" com uma atrativa combinação de detalhes
Para assinalar o lançamento do novo SL 63 AMG, a AMG disponibiliza ainda o modelo especial "Edition 1", com diversos detalhes e o seguinte equipamento de série:
Algumas características exclusivas do "Edition 1" incluem pintura designo magno crystal silver e também, caso selecione a pele designo Exclusive em classic red, costuras contrastantes no volante, tejadilho e painel de instrumentos.
- Aquecimento ao nível do pescoço AIRSCARF;
- Jantes em liga leve AMG, pintura em preto mate, rebordo com acabamento de alto brilho;
- AMG Performance package;
- Pele designo Exclusive em classic red ou deep white com costuras contrastantes;
- Tejadilho designo em pele preta;
- Sistema de som surround harman/kardon® Logic 7®;
- Teto panorâmico Vario com MAGIC SKY CONTROL.
Um conjunto de tapetes designo em camurça com rebordo em pele designo classic red completam este excecional conjunto de pormenores.
O Roadster mais seguro do mundo
Uma estrutura em alumínio otimizada para colisões, o sistema PRE-SAFE® incluído no equipamento de série e os sistemas de assistência semelhantes aos que equipam o Classe S fazem do SL o Roadster mais seguro do mundo. A carroçaria rígida em alumínio forma um compartimento robusto para os ocupantes, bem como zonas de deformação precisamente definidas na dianteira e traseira. Caso o veículo capote, os pilares A, compostos por uma mistura de materiais em aço e alumínio e dois arcos de proteção automáticos, ajudam a proteger os ocupantes.
Os sistemas de retenção, incluindo airbags de duas fases para o condutor e passageiros, foram continuamente melhorados. Um airbag cobre extensivamente a zona da cabeça do lado em que se verificar o impacto. Um airbag para o tórax inserido no encosto protege o tronco em caso de colisão lateral. Algumas das novas características do equipamento de série do SL incluem os apoios de cabeça NECK-PRO, ativados em caso de colisão, desenvolvidos pela Mercedes-Benz. A capota ativa e a parte dianteira com uma zona de impacto ampla e flexível asseguram a proteção dos peões.
Fórmula vencedora: o SL AMG
Os poderosos SL produzidos em Affalterbach estão entre os modelos AMG mais bem sucedidos de todos os tempos: entre 2008 e 2011 foram vendidas quase 5000 unidades do SL 63 AMG, com motores de oito cilindros naturalmente aspirados. Também o SL 55 AMG teve grande sucesso: foram vendidas mais de 21.500 unidades deste modelo com motor V8 com compressor, produzidas entre 2001 e 2007, fazendo deste o modelo AMG mais vendido até à data. O número total de vendas dos modelos AMG da Classe SL, com motor de oito cilindros, ultrapassa as 26.500 unidades.
Fonte: Direcção de Marketing e Comunicação de Automóveis da Mercedes-Benz Portugal