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Carros vão se dirigir sozinhos, mas Mercedes contraria Google sobre volantes

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Carros vão se dirigir sozinhos, mas Mercedes contraria Google sobre volantes

Contrária à visão do Google Inc. sobre as cápsulas de transporte completamente automatizadas, a unidade da Daimler AG quer garantir que as pessoas ainda terão a opção de manejar o volante

Mercedes-Benz não abandonará componentes como volantes e pedais de freio mesmo quando os veículos desenvolverem a capacidade de assumir o controle.Contrária à visão do Google Inc. sobre as cápsulas de transporte completamente automatizadas, a unidade da Daimler AG quer garantir que as pessoas ainda terão a opção de manejar o volante. O carro, em contrapartida, realizará tarefas tediosas, como dirigir em um trânsito lento e em viagens de longa distância e estacionar.“Especificamente, não queremos automatizar a parte divertida de dirigir”, disse o CEO da Daimler, Dieter Zetsche, em um discurso ontem na Universidade de Oxford. “Na Mercedes, o volante e os pedais do acelerador e do freio continuarão sendo o equipamento padrão”.



Os comentários refletem a tensão que a mudança para veículos autônomos representa para as fabricantes tradicionais de automóveis, especialmente para as marcas de alto padrão. Embora os recursos de direção autônoma sejam fundamentais para fortalecer suas reputações no tocante à inovação, a Mercedes, a Audi e outras marcas são cuidadosas para não minar aspectos de desempenho de seus carros, que permitem que elas cobrem mais do que as concorrentes do mercado popular. Para mostrar que ambas as coisas podem conviver, a Audi exibiu um RS7 autônomo guiado a uma velocidade de corrida no mês passado.“O nível do impulso autônomo dependerá realmente de onde e quando um veículo é usado”, disse Stefan Bratzel, diretor do Centro de Gestão Automotiva da Universidade de Ciências Aplicadas de Bergisch Gladbach, Alemanha. “No trânsito urbano, em 20 ou 30 anos, nós provavelmente veremos mais modelos como o do Google, sem volantes, e o ato de dirigir um carro se tornará uma atividade de lazer”.Faixa de pedestreA Mercedes, terceira maior fabricante de veículos de luxo do mundo, fez um esforço para promover as funções de direção autônoma. No ano passado, a Mercedes testou um sedã Classe S autônomo durante um trajeto de 100 quilômetros em vias públicas na Alemanha.“Estamos visando à direção autônoma em rodovias, no início a até 120 quilômetros por hora, com carros de passageiros, antes do final da década”, disse Zetsche, durante a conversa.A fabricante com sede em Stuttgart, Alemanha, já está lançando um piloto Stop&Go opcional em modelos como o sedã Classe C. O recurso permite que o carro guie a si mesmo igualando a velocidade do veículo da frente, o que inclui uma parada completa.Como um próximo passo, a Mercedes visa a introduzir o estacionamento totalmente automatizado que permitiria que o motorista deixasse que o veículo encontrasse sua própria vaga para estacionar. Ao mesmo tempo, a Daimler, que é também a maior fabricante de veículos comerciais do mundo, está trabalhando em caminhões autônomos.Contudo, a tecnologia não é totalmente perfeita. Durante o test drive alemão, o Classe S autônomo permaneceu parado diante de uma faixa de pedestre mesmo após um pedestre tentar fazer sinal para que o carro seguisse em frente. Por ocorrências como essa, assim como a emoção de acelerar em uma curva, a Mercedes não está pronta para abandonar os motoristas humanos.“Muitas pessoas têm dificuldade para pensar em deixar o controle de lado”, disse Zetsche. “Mesmo que as pessoas aceitem a direção autônoma como parte de suas vidas, elas ainda querem ter uma alternativa”.Para ganhar mais autonomia em relação ao Google, a Daimler está trabalhando em seu próprio “Moovel maps”, que será lançado no mês que vem, disse Zetsche. As informações de mapeamento são mais precisas que as do Google porque são baseadas em um sistema de código aberto, disse o CEO.

Fonte:
http://www.infomoney.com.br/bloomber...sobre-volantes
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